ranking

UFSM está entre as melhores universidades do país

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

De acordo com os resultados da edição de 2019 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)  está entre as 2,4% instituições de ensino superior mais bem avaliadas do país, considerando as 2070 instituições, públicas e privadas, que participaram do processo. A UFSM também está entre as 3 melhores universidades do Rio Grande do Sul. Das 106 universidades públicas, 71% ficaram com as notas 4 e 5, que são os melhores desempenhos. 

Os resultados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) na sexta-feira. Nesta edição do ranking, a federal obteve pontuação de 3,9068 no IGC contínuo, classificando-se na faixa 4 (sendo 5 a máxima possível). O índice é superior ao obtido na avaliação de 2018, quando o IGC contínuo foi de 3,8727.

Protesto pede vacina para professores antes da volta às aulas

- Estamos entre as melhores instituições do país em termos de qualidade no ensino e esse é um resultado fantástico! Falta muito pouco para chegarmos no conceito 5, que é o conceito de excelência em qualidade na educação superior. Estamos em um processo crescente, a Universidade vem, ano a ano, melhorando seus índices de forma impressionante - observou Paulo Burmann, reitor da UFSM. 

Os resultados obtidos pela UFSM vão ao encontro do Plano de Metas para 2022, integrado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Estes visam tornar a UFSM uma Universidade de excelência, buscando evoluir da nota 4 para 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). 

CÁLCULO 
O cálculo matemático para chegar ao IGC leva em conta aspectos como a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu). No que se refere ao cálculo das 2.070 instituições de educação superior no IGC 2019, foram considerados os resultados do CPC de 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados de 4.679 programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2019.

*Com informações da assessoria de comunicação da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Indefinição das aulas presenciais atrapalha logística de pais e escolas Anterior

Indefinição das aulas presenciais atrapalha logística de pais e escolas

USP tem inscrições para curso gratuito de programação para estudantes do Ensino Médio Próximo

USP tem inscrições para curso gratuito de programação para estudantes do Ensino Médio

Educação